A Bahia é um dos estados turísticos mais procurados em todo o Brasil. Sua capital Salvador é a terra de diversos locais sagrados considerados patrimônio cultural da humanidade. A cidade tem 2,9 milhões de habitantes e é destino de turistas do mundo inteiro, principalmente na época do verão e carnaval. Se você está planejando uma viagem e quer conhecer sobre quais passeios realizar em Salvador ou simplesmente saber mais sobre locais, confira a lista da Turismo Interno com os melhores e mais conhecidos passeios em Salvador - Bahia.

1 - Passeios às Ilhas Frades e Itaparica

Ilha dos Frades, Igreja de Guadalupe - Por Rui Rezende

O passeio das ilhas Frades e Itaparica é uma opção muito boa de passeios em Salvador para curtir um bom banho de mar e desfrutar da paisagem paradisíaca de ambas as ilhas.

Roteiro

Iniciando o passeio de escuna sairemos do terminal naútico da Bahia pela manhã em direção à Ilha dos Frades, na saída da escuna podemos apreciar uma vista panorâmica da cidade de Salvador também passando pelo Forte de São Marcelo, segunda Fortaleza erguida no Porto de Salvador para a defesa contra ataques holandeses na época.

Chegando na Ilha dos Frades, podemos desfrutar de um lugar de água calma e vista deslumbrante que proporciona um banho de mar inesquecível. Assim como também visitar 1 das dez igrejas franciscanas mais antigas do Brasil, localizada no mirante da Ilha dos Frades, um dos mais famosos cartões postais da Baía de Todos os Santos.

Após desfrutar do paraíso da Ilha dos Frades, iremos para a Ilha de Itaparica, onde poderemos experimentar as opções gastronômicas da comida tradicional da Bahia, para recarregar as energias e continuar tomando banho de mar na Praia de Ponta de Areia.

Depois seguiremos o retorno relaxante a Salvador, cruzando a Baía de Todos os Santos na belísima companhia de um pôr-do-sol. A duração total do passeio é de aproximadamente 8 horas.

Incluso:

Guia de Turismo

Uma Rodada de Frutas Tropicais

Grupo de Samba

2 - Passeio Praia do Forte e Guarajuba

Quando falamos de passeios em Salvador, sem dúvidas não podemos deixar de falar do passeio para Praia do Forte e Guarajuba, com certeza um passeio que irá valer muito a pena. A Praia do Forte é conhecida como a Polinésia Brasileira e também é local onde está o famoso Projeto Tamar, o mais bem sucedido projeto de preservação de tartarugas marinhas do brasil, as crianças irão amar. Também tem as opções de conhecer a Reserva de Sapiranga ou o Castelo Garcia D’Avila. Também conheceremos a Praia de Guarajuba, que abriga as melhores opções de restaurante com típica comida da gastronomia da Bahia. Na Praia também se formam piscinas naturais indicada para um banho de mar incrível.

Roteiro do Passeio

Começamos o passeio buscando os passageiros nos hotéis, pousadas, hostel em Salvador, passando nesse trajeto por todas as principais praias da orla de Salvador. Em direção a nossa Primeira parada tem aproximadamente 85km de estrada, onde o guia irá passando informações históricas vendo a paisagem, as praias, mata atlântica até chegar a Praia do Forte.

Conhecida como a Polinésia Brasileira, onde você terá a oportunidade de conhecer o Projeto Tamar, que é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação de vida marinha. Também Visitaremos a Vila de Pescadores mais charmosa com um ambiente rústico e aconchegante. Onde tem opção para fazer megulho, tomar banho de mar ou fazer passeios alternativos (não inclusos).

Depois a segunda parada será a belísima Praia de Guarajuba. Uma praia com selo Bandeira Azul que reserva as melhores piscinas naturais do litoral norte, um balneário bem estruturado com águas tranquilas e cristalinas que compõe uma paisagem fantástica para fotos. Areia bem fofinha para caminhar pelos corais e uma imensidão de coqueiros. Além é claro da excelente gastronomia local.

Recomendamos comprar o Tour as Ilhas e o tour à Praia do Forte juntos, porque o passeio das Ilhas depende das condições do mar. Caso as condições do mar não permitirem a navegação para a realização do passeio Ilha dos Frades e Itaparica, você pode optar por trocar seu passeio das Ilhas para o passeio à Praia do Forte e Guarajuba, que não depende das condições climáticas. Assim quando as condições do mar permitirem, você poderá fazer o passeio às Ilhas ou devolvemos o dinheiro pago caso não tenha mais tempo para realizar.

Incluso:

Guia de Turismo

Transporte do Hotel para Praia do Forte e Guarajuba e Volta para Hotel

3 - Passeio para Morro de São Paulo

Morro de São Paulo, destino localizado na Ilha de Tinharé município de Cairú, é um dos principais destinos da Bahia. O passeio para Morro de São Paulo vai conhecer esse belísimo destino com suas praias paradisíacas, águas quentes e cristalinas, junto com várias piscinas naturais e paisagens deslumbrantes. Parece um sonho, mas este paraíso é real e bem perto de Salvador! Sem dúvida uma as melhores opções de passeios em Salvador.

Roteiro do Passeio

Nosso passeio para Morro de São Paulo parte dos principais hotéis ou aeroporto de Salvador, assim como também do Terminal Naútico da Bahia. Sairemos no início da manhã e retornaremos no final do dia chegando por volta de 19h em Salvador.

Primeiramente, embarcaremos em uma Lancha rápida de Mar Grande ou (Ferry Boat se tiver ventos fortes ou variações climáticas). Você terá a oportunidade de transitar pela exuberante Baía de Todos os Santos, passando pela Ilha de Itaparica, Ponte do Funil, encontro do rio com o mar, onde o guia estará explicando o contraste histórico de Morro de São Paulo e Salvador até a chegada no cais de Morro de São Paulo. Esse percurso consiste de 3 etapas.

Chegando em Morro de São Paulo feremos um passeio histórico até a terceira praia de Morro. Depois os turistas ficam a vontade na praia para desfrutar do banho de mar nesse paraíso.

Dethales do Transporte

1. Atravessaremos a Baía de Todos os Santos até a Ilha de Itaparica. Transporte com duração de aproximados 40min.

2. Chegando na ilha de Itaparica, pegaremos um ônibus, vans ou carros executivos, transitando 114km pela BA-001 até Bom Jardim (Valença/BA) por 1h45min aproximadamente.

3. Nosso último percurso será com uma lancha rápida por 12min até o Cais de Morro de São Paulo.

Previsão de chegada, 09:30

Retornaremos às 15:30

Incluso:

Guia de Turismo

Transporte ida e volta

4 - Passeio no Pelourinho

Outro passeio em Salvador que sem dúvidas não pode faltar é o famoso passeio no Pelourinho, que é com certeza o bairro mais popular e símbolo da nossa cidade de Salvador. Riqueza histórica com suas construções seculares, gastronomia de dar água na boca só em pensar e museus fantásticos, fazendo um Passeio no Pelourinho você consegue conhecer essa parte de nossa bela cidade.

O Centro Histórico de Salvador é no conjunto, a maior atração turística de Salvador, um local que vai muito além dos elementos de pedra e cal que contam a trajetória da nossa primeira capital.

As ladeiras e ruelas do Centro Histórico de Salvador com seu calçamento de pedras irregulares e margeadas por fachadas nos mais diversos graus de conservação, têm também uma profunda importância simbólica. Também foi lá, no coração da cidade, que muito da cultura que herdamos dos africanos sobreviveu e até hoje é preservada.

Os edifícios dos séculos XVI ao XIX, com ênfase para a arquitetura religiosa, civil e militar. O conjunto urbanístico e arquitetônico do centro histórico de Salvador foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco em 1985. Entre 1938 e 1945, vários monumentos do centro histórico foram tombados pelo Iphan, com o objetivo de preservar o Largo do Pelourinho e o seu entorno imediato. No centro histórico de Salvador você irá conhecer importantíssimos exemplares do urbanismo português.

A história da capital baiana remonta a centos de anos atrás após a chegada dos portugueses ao Brasil. A cidade de Salvador, foi fundada em 1549, até 1763 a primeira capital do nosso Brasil. O ponto mais famoso do centro histórico é o largo do Pelourinho. Para quem não sabe, pelourinho era o nome ao instrumento fixado em praça pública que servia para expor e castigar escravos e criminosos nessa época. Outros Pelourinhos foram criados pelo Brasil, porém o de Salvador ganhou muita fama e atrai milhares de turistas.

Duração

O passeio no Pelourinho foi pensado para ser feito totalmente a pé com uma duração de aproximadamente de 3h entre caminhada e paradas feitas para explicação.

Roteiro do Passeio no Pelourinho

Daremos início ao nosso Passeio no Pelourinho (The Walking Tour – Centro Histórico de Salvador) no Cruzeiro de São Francisco. O passeio no Pelourinho será caminhando com o Guia de Turismo. Nosso passeio começa em direção ao Largo do Pelourinho, onde está a Igreja dos Rosário dos Pretos e a Fundação Casa de Jorge Amado. Seguimos para o Igreja e Convento de São Francisco, considerada uma das mais singulares e ricas expressões do Barroco Brasileiro. Continuando o nosso Passeio Histórico no Elevador Lacerda, passando pela Praça da Sé, local que guarda ruínas da primeira Basílica do Brasil ao Lado do primeiro Palácio Arquiepiscopal de Salvador.

RECOMENDAÇÕES PARA O PASSEIO NO PELOURINHO:

Recomendamos você usar roupas leves e confortáveis, calçados femininos de salto baixo, tênis, etc.

5 - Passeio para Mangue Seco Litoral Norte

Outro dos melhores passeios em Salvador é Mangue Seco. Um verdadeiro paraíso ecológico com praias desérticas em uma península repleta de dunas, manguezais e coqueiros. No passeio para Mangue Seco você vai conhecer a pequena Vila de pescadores, ela é a última praia no extremo norte do litoral baiano, que faz fronteira com o estado de Sergipe. O vilarejo de Mangue Seco é uma localidade pequena com uma população de aproximadamente 300 habitantes, mas com extrema graça e beleza.

O vilarejo possui ruas cobertas de areias brancas onde se encontram lojas e até um shopping para compra de artesanato típico da região. Mangue Seco é um lugar extremamente tranquilo, ideal para se desligar dos grandes centros urbanos e para entrar em contato com a harmonia da natureza. Esse local serve de inspiração para várias obras como foi bem retratada na novela “Tieta do Agreste”, veiculada pela Rede Globo e inspirada no romance “Tieta do Agreste”, do escritor Jorge Amado.

As poucas ruas são cobertas de areia fina e macia. Todavia, por toda a margem, bares, restaurantes e casas de pescadores, criando uma boa estrutura de apoio para os turistas. Apesar de famosa, a pequena vila tem, na realidade, o nome verdadeiro de Santa Cruz da Bela Vista.

Mangue seco está localizado às margens do Rio Real, na divisa da Bahia com Sergipe. Está a aproximadamente 242km de Salvador através da Linha Verde do Litoral Norte Baiano, no extremo norte da Bahia e pertence a Cidade de Jandaíra.

O que tem em Mangue Seco?

Além da Praia maravilhosa, um pouco caminhando ao norte tem quiosques rústicos que servem pratos típicos da região e aqui vai um destaque para um prato um pouco diferente, com camarão ao forno com purê de aipim ou macaxeira, servido pelo quiosque Asa Branca de D. Neuza, além de bebidas geladas e redes colocadas a beira mar para repousar.

As águas mornas é geralmente calmas, sendo ideal para o banho de mar. Durante o passeio de Buggy, poderemos observar marcações dos ninhos de tartarugas feito pelo Projeto TAMAR. No extremo da parte norte encontra-se a foz do Rio Real, onde se tem a oportunidade de contemplar a belísima península, seus manguezais e coqueiros na travessia para Mangue Seco. (Passeio de Buggy em Mangue Seco)

Pode fazer também caminhadas ecológicas, passeios de Buggy, quadricíclo pelas dunas. Além disso, pode-se conhecer o povoado de Coqueiros a 7km de Mangue Seco (passeio completo). Pode experimentar o famoso pastel de aratu ou um caranguejo acompanhado do delicioso e gelado suco de mangaba, fruta típica da região.

Por último mas não menos importante, temos a centenária igrejinha de Bela Vista de Santa Cruz, aliás outro local imperdível, localizada bem no povoado.