Mangue Seco - Mangue Seco, Jandaíra - BA, Brasil
8 Horas
Passeio
15 pessoas
Salvador
Mangue Seco é um paraíso ecológico com praias desérticas em uma península repleta de dunas, manguezais e coqueiros. No passeio para Mangue Seco você vai conhecer uma pequena vila de pescadores, ela é a última praia no extremo norte do litoral baiano fazendo fronteira com Sergipe. O vilarejo de Mangue Seco é um lugar pequeno com uma população de aproximadamente 300 habitantes, mas de extrema graça e beleza. Possui ruas cobertas de areias brancas onde se encontram lojas e, até um shopping para compra de artesanato da região. É um lugar extremamente contemplativo e, por isso, ideal para se desligar dos grandes centros urbanos e entrar em contato com a natureza. A beleza do local foi bem retratada na novela “Tieta do Agreste”, veiculada pela Rede Globo e inspirada no romance “Tieta do Agreste”, de Jorge Amado.
Está localizada as margens do Rio Real, na divisa da Bahia com Sergipe. Está a 242 km de Salvador através da Linha Verde, no extremo norte da Bahia e pertence a Cidade de Jandaíra.
As poucas ruas são cobertas de areia fina e macia. Todavia, por toda a margem, espalham-se pousadas, bares, restaurantes e casas de pescadores, criando uma boa estrutura de apoio para os turistas. Apesar de famosa, a pequena vila tem, na realidade, o nome verdadeiro de Santa Cruz da Bela Vista.
Nas praias ao norte os quiosques rústicos servem pratos típicos da região e aqui vai um destaque para o camarão ao forno com purê de aipim ou macaxeira, servido pelo quiosque Asa Branca de D. Neuza, além de bebidas geladas e redes para repousar.
O mar com águas mornas é geralmente calmo e possui pequenas ondas, sendo ideal para o banho. Durante o passeio de Buggy, podemos observar marcações dos ninhos de tartarugas feito pelo Projeto TAMAR. No final da parte norte encontra-se a foz do Rio Real, onde se tem a oportunidade de contemplar toda península, seus manguezais e coqueiros na travessia para Mangue Seco. (Passeio de Buggy Mangue Seco)
As caminhadas ecológicas, passeios de Buggy, quadriciclo pelas dunas (passeio curto) são momentos para estar em contato com a natureza, Além disso, pode-se visitar o povoado de Coqueiros a 7km de Mangue Seco Litoral Norte (passeio completo), conhecer o barzinho de D. Aurora. Esta que foi coadjuvante na novela “Tieta do Agreste”, baseado no livro do escritor baiano Jorge Amado e experimentar o famoso pastel de aratu ou um caranguejo acompanhado do delicioso suco de mangaba, fruta típica da região.
Não menos importante, temos a centenária igrejinha de Bela Vista de Santa Cruz, aliás outro local imperdível, localizada no povoado. Para quem se encontra no Litoral Norte é mais rápido que ir para Salvador, uma boa e sem engarrafamento e assim, ter a possibilidade de contemplar a nossa mata atlântica, manguezais, plantações de coqueiros e eucaliptos.
Seguiremos pela Linha Verde, para ter acesso ao Estado de Sergipe, onde atravessaremos o Rio Real (que divide os dois estados), em embarcações tradicionais da região e, no lado baiano, pegaremos o buggy para um passeio de 40 minutos pelas dunas de Mangue Seco, com paradas para fotos, terminando na praia que está a pouco mais de um quilômetro do povoado. Teremos tempo para desfrutar do banho de mar e da culinária local com a comodidade que o local nos oferece.
Pesquisar