Sem dúvida as praias são as principais atrações de Morro de São Paulo e para explorá-las, você poderá se programar para fazer caminhadas à beira-mar, passeios de lancha, passeios de quadriciclo e deliciosos trajetos de bike pela areia da praia. Além disso, quem visita o Morro de São Paulo poderá dar um pulinho na vizinha Ilha de Boipeba, que sempre rende um passeio maravilhoso com paisagens encantadoras e um bom mergulho nas piscinas naturais. Veja aqui também as formas de como chegar em Morro de São Paulo e também os tipos de transporte para Boipeba.

Claro que em uma viagem a Morro de São Paulo não pode faltar também um lindo pôr do sol, uma volta pelo centrinho, a boa culinária local, uma animada balada, que pode começar ao pôr do sol e seguir até a madrugada, uma pousada com visual incrível, e claro, a emoção de descer da maior tirolesa do brasil e cair direto no mar da segunda praia.

Sem dúvidas não falta o que fazer em Morro de São Paulo, por isso recomendamos você se preparar para ficar o máximo de tempo que puder por lá!

Vila de Morro de São Paulo

Visitar todas as praias de Morro de São Paulo

As praias de Morro de São Paulo são sem dúvida incríveis, vale conhecer cada uma delas durante a sua viagem. São mais de dez praias para conhecer com caraterísticas diferentes, é bom já se programar para conseguir visitar todas. As praias de Morro de São Paulo têm sempre um visual incrível, água cristalina e temperatura na medida certa para relaxar e disfrutar do banho de mar. Algumas dessas praias têm formação de piscinas naturais, outras atraem pela faixa de areia deserta, boas ondas para a prática de esportes e até pela balada, que em Morro acontece a todo momento. Tendo dúvida, visite todas as praias de Morro de São Paulo para escolher a sua favorita.

Segunda praia de Morro de São Paulo

 

Conhecer a Primeira Praia de Morro de São Paulo

A Primeira Praia de Morro de São Paulo é a favorita entre os que moram lá, mas poucas vezes procurada pelos turistas. Localizada bem perto do centro de Morro de São Paulo, entre o Morro do Farol e a Segunda Praia, a Primeira Praia é famosa por ser o ponto de chegada e acesso para a tirolesa de Morro de São Paulo. Isso mesmo! É nas águas da Primeira Praia que você chegará ao se aventurar na descida da maior tirolesa do Brasil. São 350 metros de extensão com bastante adrenalina.

primeira praia de Morro de São Paulo

 

Ainda que não esteja entre as preferidas dos turistas, a Primeira Praia tem 310 metros de extensão de praia é ótima para curtir o banho de mar e também a prática de esportes, já que esta é a única praia de Morro de São Paulo que conta boas ondas. Para os menos aventureiros, o visual do mirante entre a Primeira e Segunda Praia rende lindas fotos!

Segunda Praia de Morro de São Paulo

Sem dúvidas a Segunda Praia de Morro de São Paulo é a mais popular entre os turistas que visitam a ilha. Sempre Animada, cheia de bares e restaurantes, com diversas boas pousadas e um mar sempre espetacular com temperatura boa para banho. A Segunda Praia é também uma das melhores praias para curtir tanto de dia quanto à noite. A Praia tem pouco menos de 400 metros de extensão e conta com uma faixa de areia larga, areia branquinha e costuma ter mar muito tranquilo. Durante a maré baixa é possível disfrutar de algumas piscinas naturais que se formam por lá. Recomendação excelente para famílias com crianças.

segunda praia de morro de são paulo

 

Na Segunda Praia você pode curtir um delicioso mar para um bom mergulho, também pode caminhar pela vegetação da Ilha da Saudade ou ainda aproveitar a larga faixa de areia para praticar esportes a exemplo do vôlei, frescobol, futebol entre outros. Uma dica excelente do que fazer em Morro de São Paulo é subir no mirante para apreciar uma belíssima paisagem e registrar esse momento com lindas fotos. Lá também tem a opção de experimentar a deliciosa comida servidas pelos restaurantes locais e na noite não falta restaurante e bares animadíssimos para relaxar e bater papo.

Terceira Praia de Morro de São Paulo

A Terceira Praia de Morro de São Paulo é mais calma. Por isso, ela é ideal para quem deseja estar em um ambiente mais reservado e mais tranquilo sem ficar longe da Vila de Morro de São Paulo. Na Terceira Praia não é comum as barracas e espreguiçadeiras disponíveis para os turistas e os restaurantes servem as refeições apenas nas mesas. Ela tem uma faixa de areia sempre mais vazia e ampla para curtir o banho nas piscinas naturais que geralmente se formam por lá.

Terceira praia de Morro de São Paulo

A Terceira Praia conta com cerca de 800 metros de extensão, Maravilhoso cenário da Ilha da Saudade à esquerda e com deliciosas piscinas naturais no canto direito. O visual da praia sempre muda muito de acordo com a maré. Na maré alta a parte da faixa de areia desaparece, enquanto na maré baixa surgem belos corais e piscinas naturais ideais para banho. Sabendo disso, visite a Terceira Praia em diferentes horários no percurso do dia.

Também destacando que a partir da Terceira Praia que partem os passeios de barco que seguem o roteiro de Volta à Ilha Tinharé, com visita em vários pontos aos arredores da Ilha de Tinharé e à Ilha de Boipeba. Outro passeio disponível a partir desta praia é o passeio da Gamboa de Morro que passa por Caiaque até a Ilha de Caitá, um banco de areia no mar com corais que rende lindas fotos.

Quarta Praia de Morro de São Paulo

Na Quarta Praia de Morro de São Paulo é um lugar recomendado para quem prefere ficar longe do movimento e aproveitar a serenidade de um lindo cenário natural da ilha. Nessa praia tem 4 km de faixa de areia e permeada com belas formações de piscinas naturais.

quarta praia em Morro de São Paulo

No início da faixa de areia mais próximo a Terceira Praia, encontra-se a parte que tem mais estrutura de restaurantes, depois segue pela faixa de areia onde estão as piscinas naturais que aparecem na maré baixa. Seguindo a frente, você encontrará pequenos trechos com movimento, onde estão localizados alguns hotéis e resorts da Quarta Praia, como exemplo do conhecido Patachocas.

Quinta Praia de Morro de São Paulo (Praia do Encanto)

A Quinta Praia, conhecida também como a Praia do Encanto, é uma das praias mais isoladas e de difícil acesso em Morro de São Paulo. Distante de todo o agito da Vila, ela sem sombra de dúvidas é o lugar certo para quem deseja tranquilidade, uma imersão com a natureza e, se o orçamento permitir, uma hospedagem incrível e inesquecível à beira-mar valeria à pena. São quase 2 km de faixa de areia praticamente exclusiva para você e sua família. Um paraíso para visitar!

Praia do Encanto - Quinta praia em Morro de São Paulo

Rodeada por coqueirais e manguezais, a Quinta Praia oferece uma verdadeira paisagem, com direito a piscinas que aparecem na maré baixa e tornam a praia um espetáculo ainda mais belo. Uma caminhada pela Quinta Praia rende paisagens bem distintas a cada trecho do percurso. Não deixe de ir de mangue a mangue, de ponta a ponta, conheça cada detalhe que deu a esta praia o título de Praia do Encanto.

Conheça a Praia da Gamboa de Morro

Gamboa é uma pequena Vila vizinha a Morro de São Paulo. Fica tão perto que nem parece um destino diferente. Na prática, Gamboa e Morro de São Paulo compartilham a mesma fama e você poderá circular entre elas com tranquilidade, sem nem perceber muita mudança. Em poucos minutos andando, um rápido trajeto de barco de 5 min, ou um passeio com agência você estará na maravilhosa Praia da Gamboa do Morro, uma das melhores praias para um dia de banho de mar na Ilha de Tinharé.

Gamboa de Morro de São Paulo - Praia de Banho de Argila

A Praia da Gamboa conta com cerca de 2 km de extensão e com mar calmo, transparente e de fundo de areia, coisa rara nas praias da região. Ao longo de toda a orla da praia, tem quiosques e restaurantes que atendem aos turistas.

Na parte mais movimentada da faixa de areia (canto esquerdo da praia) as pousadas e restaurantes à beira-mar são conectados por passarelas suspensas de madeiras, o que facilita a locomoção. Já na parte mais afastada da praia (canto direito), tudo é mais rústico.

Você poderá caminhar pela areia e relaxar nas redes e espreguiçadeiras sobre as árvores. Andando pode percorrer toda a extensão da Praia da Gamboa para descobrir qual pedacinho combina mais com você. Depois, basta relaxar diante do mar e tomar esse gostoso e esperado banho de mar.

A Praia da Gamboa, também é muito conhecida por enormes paredões de argila que, segundo os locais, têm propriedades terapêuticas para a pele. Assim que aproveite para se besuntar na argila. No mínimo você irá se divertir!

Banho de Argila em Morro

Ao caminhar de Morro de São Paulo à Praia da Gamboa, você logo se depara com a primeira Praia chamada Praia do Porto de Cima. Essa praia tem uma belíssima vista e uma cenário lindo assim como as outras praias de Morro de São Paulo. Por ela estar mais próxima ao cais de Morro da Gamboa acaba não sendo tão notada pelos turistas que visitam Morro de São Paulo.

Visite a Praia do Porto de Cima

São 700 metros de faixa de areia dessa praia que está quase sempre vazia. O mar da Praia do Porto de cima forma piscinas naturais em tons entre azul e verde. A faixa de areia possui pedras que parecem ter sido cuidadosamente depositadas e ao redor coberto por intenso verde, que recobre a alta encosta que cerca o lugar.

Você tem de percorrer 500 metros de caminhada para chegar nessa praia, saindo da Igreja Nossa Senhora da Luz e as escadarias que levam à faixa de areia. Quando tem maré baixa, é possível ir caminhando pela areia, a partir do cais de Morro de São Paulo.

Conheça a Praia Ponta da Pedra

Outra Praia localizada entre a Praia do Porto de Cima e o paredão de argila é a Praia Ponta da Pedra que sinaliza o meio caminho entre a Praia da Gamboa e a Vila de Morro de São Paulo. Essa praia oferece 800 metros de faixa de areia deserta, onde o que reina é apenas a natureza, pois na praia não há quiosques, restaurantes ou pousadas à beira-mar. Local ideal para sentir a natureza e o verde de Morro de São Paulo.

Na Praia da Ponta da Pedra geralmente tem aguas calmas e formação de piscinas naturais na maré baixa. A faixa de areia praticamente desaparece quando tem maré alta, o que limita a caminhada entre a Gamboa e a Vila de Morro de São Paulo. Mas se você for pego de surpresa pela maré, você pode subir pelas escadas e pegar o caminho da Rua do Porto de Cima.

Explore a Praia de Garapuá

A Praia de Garapuá é um paraíso ainda pouco visitado pelos turistas que chegam a Morro de São Paulo. Apesar de cada dia ficar mais conhecida, é comum encontrar turistas que nunca ouviram falar da Praia de Garapuá ou do Vilarejo.

A praia de Garapuá fica entre um pequeno vilarejo de pescadores que faz parte da Ilha de Tinharé, mesmo local onde se localiza Morro de São Paulo. Logo depois da Quinta Praia ficando a uma distancia aproximada de 15 km do Centro de Morro de São Paulo. A praia de Garapuá pode não ser o lugar mais fácil de ser visitado, mas certamente está entre os passeios imperdíveis para você fazer em Morro de São Paulo.

praia de garapua

A Praia de Garapuá conta com aproximados 2 km de extensão e um belíssimo formato de ferradura, que do alto rende um dos mais lindos cenários encontrados nas praias da Bahia. Exuberante e muito bem preservada, como o jeito de antigamente, sem dúvidas Garapuá tem tudo para estar entre as melhores praia do Brasil, por isso recomendamos muito você aproveitar para visitar antes que o destino se torne muito popular.

praia de Garapua ilha de Tinharé

A Praia de Garapuá tem longos trechos de faixa de areia deserta, mas nos arredores da Vila há quiosques, restaurantes e cenários regionais, com igrejinha e lanchas de pescadores. Cercada por coqueiros e com água transparente de fundo de areia (que varia entre trechos de piscina e outros que tem ondas), con certeza, Garapuá é capaz de atender a todos os desejos de quem busca um dia de frente para o mar com sossego. Completando o pacote de felicidade, Garapuá oferece as piscinas naturais maravilhosas, que fazem parte do roteiro do famoso passeio Volta à Ilha.