A Bahia é um dos estados turísticos mais procurados no Brasil e sua capital Salvador é a terra de diversos locais sagrados. A cidade com 2,9 milhões de habitantes, é destino de turistas do mundo inteiro, principalmente no verão e carnaval. Se você está planejando uma viagem a Salvador ou quer conhecer mais sobre o local, confira a lista da Mais Bahia Turismo dos melhores passeios em Salvador.

Passeios às Ilhas Frades e Itaparica

Roteiro do Passeio

O passeio das ilhas Salvador Frades e Itaparica é uma opção muito boa de passeios em Salvador para tomar banho de mar e desfrutar da paisagem paradisíaca de ambas as ilhas. Esse passeio de escuna parte do Terminal Turístico Náutico da Bahia pela manhã em direção à Ilha dos Frades, lugar de água calma e vista deslumbrante que proporciona um banho de mar inesquecível.

Após desfrutar do paraíso da Ilha dos Frades, a Ilha de Itaparica é a próxima parada, onde o turista pode experimentar as opções gastronômicas  e recarregar as energias para um retorno relaxante a Salvador, cruzando a Baía de Todos os Santos na companhia de um pôr-do-sol maravilhoso. A duração desse passeio é de aproximadamente 8 horas.

Incluso:

Guia de Turismo

Uma Rodada de Frutas Tropicais

Grupo de Samba

 

Passeio Praia do Forte e Guarajuba

Quando falamos de passeios em Salvador, não podemos deixar de falar do passeio para Praia do Forte e Guarajuba, com certeza um passeio que irá valer a pena. A Praia do Forte é conhecida como a Polinésia Brasileira e também é local onde está o famoso Projeto TAMAR, projeto de preservação de tartarugas marinhas e as crianças irão amar. Também tem as opções de conhecer a Reserva de Sapiranga ou o Castelo Garcia D’Avila. No retorno a Salvador, uma parada em Guarajuba, indicada para um banho de mar incrível.

passeio praia do forte - projeto tamar - observação de baleias - quadriciclo

Roteiro do Passeio

O passeio começa buscando os passageiros nos hotéis, pousadas, hostel em Salvador e iremos em direção a nossa Primeira parada a 85km de Salvador, Praia do Forte – conhecida como a Polinésia Brasileira, onde você terá a oportunidade de conhecer o Projeto Tamar, que é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha. Também Visitaremos a Vila de Pescadores mais charmosa  com um ambiente rústico e aconchegante.

Depois a segunda parada será a Praia de Guarajuba, Uma praia com selo Bandeira Azul que reserva as melhores piscinas naturais, um balneário bem estruturado com águas tranquilas e cristalinas que compõe uma paisagem fantástica. Areia bem fofinha para caminhar pelos corais e uma imensidão de coqueiros.

Orientamos aos turistas que compram o tour as Ilhas e o tour à Praia do Forte, primeiro fazer o Tour as Ilhas, porque, assim, se as condições climáticas não permitirem a navegação para a realização do passeio Ilha dos Frades e Itaparica, pode-se,  automaticamente, transferir e fazer primeiro o passeio à Praia do Forte, que não depende das condições climáticas. Ambos, tem horário de saída semelhante, e no dia seguinte você poderá fazer o passeio às Ilhas. É comum em nossa região de um dia para outro o tempo mudar constantemente.

Incluso:

Guia de Turismo

Transporte do Hotel para Praia do Forte e Guarajuba e Volta para Hotel

 

Passeio para Morro de São Paulo

Localizado na Ilha de Tinharé, o  passeio para Morro de São Paulo é um dos mais procurados e também um dos destinos mais visitados na Bahia. Suas praias paradisíacas, com uma beleza natural nunca vista antes, águas quentes e cristalinas, junto com várias piscinas naturais. Parece um sonho, mas este paraíso é real e bem perto de você! Um excelente passeio saindo de Salvador.

Roteiro do Passeio

Nosso passeio para Morro de São Paulo parte dos principais hotéis de Salvador e do terminal Marítimo. Sairemos no início da manhã e retornaremos no final do dia, chegando no início da noite em Salvador. Embarcaremos em Lancha rápida de Mar Grande ou (Ferry Boat se tiver ventos fortes ou variações climáticas). Você terá a oportunidade de transitar em lugares exuberantes, como a Baía de Todos os Santos, Ilha de Itaparica, Ponte do Funil, encontro do rio com o mar, etc, até a chegada em Morro de São Paulo. Esse percurso consiste de 3 etapas.

1. Atravessaremos a Baía de Todos os Santos até a Ilha de Itaparica.

2. Saindo da ilha de Itaparica em ônibus, vans ou carros executivos, transitaremos 114km pela BA-001 até Bom Jardim (Valença/BA).

3. Nosso último percurso será com lancha rápida ou barco, os melhores da região até Morro de São Paulo.

Previsão de chegada, 09:30

Retornaremos às 15:30

Incluso:

Guia de Turismo

Transporte do Hotel

 

Passeio a Mangue Seco

Outro passeio maravilhoso em Salvador é Mangue Seco. Um paraíso ecológico com praias desérticas em uma península repleta de dunas, manguezais e coqueiros. No passeio para Mangue Seco você vai conhecer  uma pequena vila de pescadores, ela é a última praia no extremo norte do litoral baiano fazendo fronteira com Sergipe. O vilarejo de Mangue Seco é um lugar pequeno com uma população de aproximadamente 300 habitantes, mas de extrema graça e beleza. Possui ruas cobertas de areias brancas onde se encontram lojas e, até um shopping para compra de artesanato da região. É um lugar extremamente contemplativo e, por isso, ideal para se desligar dos grandes centros urbanos e entrar em contato com a natureza. A beleza do local foi bem retratada na novela “Tieta do Agreste”, veiculada pela Rede Globo e inspirada no romance “Tieta do Agreste”, de Jorge Amado.

Está localizada as margens do Rio Real, na divisa da Bahia com Sergipe. Está a 242 km de Salvador através da Linha Verde, no extremo norte da Bahia e pertence a Cidade de Jandaíra.

O que mais encanta no Passeio para Mangue Seco

As poucas ruas são cobertas de areia fina e macia. Todavia, por toda a margem, espalham-se pousadas, bares, restaurantes e casas de pescadores, criando uma boa estrutura de apoio para os turistas. Apesar de famosa, a pequena vila tem, na realidade, o nome verdadeiro de Santa Cruz da Bela Vista.

Nas praias ao norte os quiosques rústicos servem pratos típicos da região e aqui vai um destaque para o camarão ao forno com purê de aipim ou macaxeira, servido pelo quiosque Asa Branca de D. Neuza, além de bebidas geladas e redes para repousar.

O mar com águas mornas é geralmente calmo e possui pequenas ondas, sendo ideal para o banho. Durante o passeio de Buggy, podemos observar marcações dos ninhos de tartarugas feito pelo Projeto TAMAR. No final da parte norte encontra-se a foz do Rio Real, onde se tem a  oportunidade de contemplar toda península, seus manguezais e coqueiros na travessia para Mangue Seco. (Passeio de Buggy Mangue Seco)

As caminhadas ecológicas, passeios de Buggy, quadricíclo pelas dunas (passeio curto) são momentos para estar em contato com a natureza. Além disso, pode-se visitar o povoado de Coqueiros a 7km de Mangue Seco Litoral Norte (passeio completo), conhecer o barzinho de D. Aurora. Esta que foi coadjuvante na novela “Tieta do Agreste”,  baseado no livro do escritor baiano Jorge Amado e experimentar o famoso pastel de aratu ou um caranguejo acompanhado do delicioso suco de mangaba, fruta típica da região.

Não menos importante, temos a centenária igrejinha de Bela Vista de Santa Cruz, aliás outro local imperdível, localizada no povoado. Para quem se encontra no Litoral Norte é mais rápido que ir para Salvador, uma boa e sem engarrafamento e assim, ter a possibilidade de contemplar a nossa mata atlântica, manguezais, plantações de coqueiros e eucaliptos.

 

Passeio Histórico no Pelourinho

O Passeio em Salvador que não poderia faltar, o famoso passeio histórico no Pelourinho, que é sem dúvida o Bairro mais popular e símbolo de nossa cidade de Salvador. Riqueza histórica de construções seculares, gastronomia de dar água na boca e museus fantásticos, fazendo um Passeio Histórico no Pelourinho você consegue conhecer essa parte de nossa cidade.

O Centro Histórico é, como conjunto, a maior atração turística de Salvador, um local que vai muito além dos elementos de pedra e cal que contam a trajetória da primeira capital do Brasil.

As ladeiras e ruelas do Centro Histórico de Salvador com seu calçamento de pedras irregulares e margeadas por fachadas nos mais diversos graus de conservação têm também imensa importância simbólica: foi lá, no coração da cidade, que muito da cultura que herdamos dos africanos sobreviveu, vicejou e se preserva ainda hoje.

Edifícios dos séculos XVI ao XIX, com destaque para a arquitetura religiosa, civil e militar. O conjunto urbanístico e arquitetônico do centro histórico de Salvador foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco em 1985. Entre 1938 e 1945, vários monumentos do centro histórico foram tombados pelo Iphan, com o intuito de preservar o Largo do Pelourinho e o seu entorno imediato. No centro histórico de Salvador o turista vai conhecer importantes exemplares do urbanismo português.

A história da capital baiana remonta os primeiros anos após a chegada dos portugueses ao Brasil,  a cidade de Salvador, fundada em 1549, foi até 1763 a primeira capital do Brasil. O ponto mais conhecido do centro histórico é o largo do Pelourinho. Para quem não sabe, Pelourinho era o nome dado a coluna fixada em praça pública que servia para expor e castigar escravos e criminosos. Outros Pelourinho foram criados pelo Brasil, porém o de Salvador ganhou fama e atrai milhares de turistas.

Duração

O passeio Histórico no Pelourinho foi pensado para ser feito totalmente a pé com uma duração de aproximadamente 3h entre caminhada e paradas.

Roteiro do Passeio Histórico no Pelourinho

Começaremos o nosso Passeio Histórico no Pelourinho (The Walking Tour – Centro Histórico de Salvador), Saindo de nossa agência Turismo Interno localizada no Shopping do Pelô. Depois, passeio Histórico no Pelourinho será caminhando com o Guia de Turismo. Posteriormente, daremos início a nosso passeio em direção ao Largo do Pelourinho, onde está a Igreja dos Rosário dos Pretos e a Fundação Casa de Jorge Amado. Seguimos para o Igreja e Convento de São Francisco, considerada uma das mais singulares e ricas expressões do Barroco Brasileiro. Continuando o nosso Passeio Histórico no Elevador Lacerda, passando pela Praça da Sé, local que guarda ruínas da primeira Basílica do Brasil ao Lado do primeiro Palácio Arquiepiscopal de Salvador.

 

RECOMENDAÇÕES PARA O PASSEIO HISTÓRICO NO PELOURINHO:

Recomendamos usar roupas leves e confortável, calçados femininos de salto baixo.